Aproveite agora

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Não foi culpa de Bolsonaro a escuridão em São Paulo, "Globo." \Amazônia.

Vale tudo em nome do ódio a Bolsonaro, inclusive culpá-lo por um fenômeno que ocorre há décadas.

"Na tarde de segunda-feira (19), o céu escureceu de repente em São Paulo. Por volta das 15h, começaram a aparecer nas redes sociais os primeiros sinais de uma narrativa que mais tarde seria reforçada com a fala de especialistas. De acordo com a narrativa, o céu escureceu na maior cidade do país por causa das queimadas na Amazônia.

O meteorologista do Inmet Franco Villela foi um dos primeiros a sugerirem que a nuvem escura que obrigou os escritórios a ligarem as luzes e os motoristas a acenderem os faróis era mais do que água – era efeito de queimadas feitas em escala industrial para transformar a Amazônia num grande pasto. Em entrevista ao jornal O Globo, ele disse que uma das causas da escuridão era “o material particulado” que vinha de incêndios de grande porte.

O incêndio a que se referia Villela era, na verdade, o de Roboré, na Bolívia, que já consumiu meio milhão de hectares de mata nativa. O incêndio boliviano teria começado com os chaqueos, a popular “queimada”, que ainda é muito usada naquele país para limpar os terrenos para a agricultura. Não se vê, contudo, pressão internacional para que o governo esquerdista de Evo Morales aumente a fiscalização sobre a prática tradicional na Bolívia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário