O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (31), após encontro com o com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur L. Ross Jr, que o Brasil iniciou oficialmente as negociações para o fechamento de um acordo comercial com os Estados Unidos.
Antes do encontro com Guedes, Ross foi recebido em audiência pelo presidente Jair Bolsonaro. As tratativas com os Estados Unidos se iniciaram depois que o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) fecharam em junho, após 20 anos de conversas, um acordo de livre comércio com a União Europeia.
"Ficou amarrado o seguinte: o que era só um pensamento, agora já estamos oficialmente começando as negociações com os Estados Unidos", declarou Paulo Guedes.
Segundo ele, ao final da reunião, Ross disse que o acordo é desejo dos EUA.
"Quando terminamos [a reunião com Wilbur L. Ross Jr], nosso secretário perguntou: 'Oficialmente estamos em negociações?' E a resposta foi: 'Certamente. Nós [Estados Unidos] queremos isso'", declarou o ministro da Economia.
Guedes afirmou que o objetivo do governo brasileiro é fechar uma “aliança estratégica” com os Estados Unidos, algo que seria mais profundo que um acordo comercial.
not\g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário