Aproveite

:

quarta-feira, 24 de maio de 2017

A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras, maior estatal do país, esteja na casa de bilhões de reais. Soma-se a isso a expressão econômica e política dos suspeitos de participar do esquema de corrupção que envolve a companhia.

  • No primeiro momento da investigação, desenvolvido a partir de março de 2014, perante a Justiça Federal em Curitiba, foram investigadas e processadas quatro organizações criminosas lideradas por doleiros, que são operadores do mercado paralelo de câmbio. Depois, o Ministério Público Federal recolheu provas de um imenso esquema criminoso de corrupção envolvendo a Petrobras.
  • Nesse esquema, que dura pelo menos dez anos, grandes empreiteiras organizadas em cartel pagavam propina para altos executivos da estatal e outros agentes públicos. 
  • O valor da propina variava de 1% a 5% do montante total de contratos bilionários superfaturados. Esse suborno era distribuído por meio de operadores financeiros do esquema, incluindo doleiros investigados na primeira etapa.
  • As empreiteiras 
  • Em um cenário normal, empreiteiras concorreriam entre si, em licitações, para conseguir os contratos da Petrobras, e a estatal contrataria a empresa que aceitasse fazer a obra pelo menor preço. Neste caso, as empreiteiras se cartelizaram em um “clube” para substituir uma concorrência real por uma concorrência aparente. 
  • Os preços oferecidos à Petrobras eram calculados e ajustados em reuniões secretas nas quais se definia quem ganharia o contrato e qual seria o preço, inflado em benefício privado e em prejuízo dos cofres da estatal.
  • Funcionários da Petrobras 
  • As empresas precisavam garantir que apenas aquelas do cartel fossem convidadas para as licitações. Por isso, era conveniente cooptar agentes públicos. Os funcionários não só se omitiam em relação ao cartel, do qual tinham conhecimento, mas o favoreciam, restringindo convidados e incluindo a ganhadora dentre as participantes, em um jogo de cartas marcadas.
  • Segundo levantamentos da Petrobras, eram feitas negociações diretas injustificadas, celebravam-se aditivos desnecessários e com preços excessivos, aceleravam-se contratações com supressão de etapas relevantes e vazavam informações sigilosas, dentre outras irregularidades.
  • Operadores financeiros - Os operadores financeiros ou intermediários eram responsáveis não só por intermediar o pagamento da propina, mas especialmente por entregar a propina disfarçada de dinheiro limpo aos beneficiários. 
  • Em um primeiro momento, o dinheiro ia das empreiteiras até o operador financeiro. Isso acontecia em espécie, por movimentação no exterior e por meio de contratos simulados com empresas de fachada. Num segundo momento, o dinheiro ia do operador financeiro até o beneficiário em espécie, por transferência no exterior ou mediante pagamento de bens.
  • Agentes políticos 
  • Outra linha da investigação – correspondente à sua verticalização – começou em março de 2015, quando o Procurador-Geral da República apresentou ao Supremo Tribunal Federal 28 petições para a abertura de inquéritos criminais destinados a apurar fatos atribuídos a 55 pessoas, das quais 49 são titulares de foro por prerrogativa de função (“foro privilegiado”). São pessoas que integram ou estão relacionadas a partidos políticos responsáveis por indicar e manter os diretores da Petrobras. 
  • Elas foram citadas em colaborações premiadas feitas na 1ª instância mediante delegação do Procurador-Geral. A primeira instância investigará os agentes políticos por improbidade, na área cível, e na área criminal aqueles sem prerrogativa de foro.

10 comentários:

  1. Doutor Sérgio Moro, V.Exa é a esperança deste País. Sabemos que existe uma quadrilha implantada nas Instancias Supperiores, inclusive e/ou principalmente no STF que conspiram contra suas sábias e independentes decisões, mas cônscio que seu caráter e sua sabedoria prevalecerá e um novo Brasil ha de chegar. Candidatando-se a Presidente da república verás que o POVO BRASILEIRO, QUE QUER UM BRASIL SEM CANALHAS CERTAMENTE TE ELEGERÁ. CONTE COM MEU VOTO E TRABALHO.

    ResponderExcluir
  2. Eu pessoalmente não tenho nada a detalhar, só posso afirmar que com as sugestões que ao juiz Sérgio Moro, que lhe são atribuídas, ele tem uma boa base de eleitores

    ResponderExcluir
  3. Doutor Sergio Moro estarei sempre apoiando e orando a Deus para que seja sempre abençoado, precisamos do Doutor.

    ResponderExcluir
  4. Que nenhuma sombra se faça presente nesta caminhada.Salve equipe Moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus proteja a equipe da Lava Jato.ilumine-os .Cuide deles do Juiz Sérgio Moro

      Excluir
  5. É por isso que o Lula e o PT e outros partidos políticos eram contra a privatização das estatais.

    ResponderExcluir
  6. ESSA EQUIPE DO Dr MORO PRECISA LEVAR ESSE TRABALHO DE LIMPAR O BRASIL ATÉ O FIM SE POSSÍVEL COM OUTRA OPERAÇÃO LAVA TOGA POIS ESTES MAGISTRADOS DO STF ESTÃO ATRAPALHANDO O TRABALHO DE LIMPEZA DA NAÇÃO

    ResponderExcluir
  7. ACABAR COM O PT E PRENDER TODOS OS LADRÕES, PRINCIPALMENTE O LULADRÃO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Quando o Tribunal Político, TSE, do nosso País votou de 5 a 4 para não cassar chapa Dilma & Themer nas circunstância e clima de caos moral e de enorme quantidades de agentes políticos enrustidos nos poderes estarem envolvidos em ilícitos de abuso de poder econômico e outros crimes mais graves, a farra vai continuar de mal a pior. O que nos mostra esse resultado? Salvo melhor entendimento penso que a maioria do tribunal quer que o estado das coisas continuem acontecendo e permaneçam como estão ou seja "deixa fazer, deixa passar".


    “Regimes autocráticos, governantes ímprobos e cidadãos corruptos temem um Ministério Público independente." Ministro do STF, Celso de Melo.

    Será que o Brasil está preparado para não eleger nas próximas eleições os políticos profissionais canalhas, vagabundos e corruptos da operação Lava jato e outras operações atuais e as vindouras.

    Penso que para aplicar a Constituição de forma positiva ou negativa basta ter astúcia. Mas a interpretação com astúcia transparece quase sempre o desrespeito ao interesse público. Nem sempre um artigo da(s) Constituição (ões), pelo simples fato de ser um artigo de uma Constituição é Constitucional.

    O Brasil precisa editar um Código Penal Político e de agentes públicos dos três poderes da República, estabelecendo pena de banimento da vida pública, porque os partidos políticos e os conselhos de édica e disciplina das instituições nada fizeram, nada fazem e nada irão fazer com esses canalhas corruptos e corruptores que vão continuar no poder desobedecendo as Constituições e a Ordem Jurídica Nacional. Esses canalhas obedeceram as Constituições e a Ordem Jurídica? Os Tribunais Superiores estão fazendo justiça? Não adianta uma nova Constituição com essa gentalha continuando no poder. Eles vão continuar desobedecendo a nova constituição e a ordem jurídica. As Constituições são escritas para não serem esquecidas e obedecidas, Ruy Barbosa.

    Monteiro Lobato foi preso porque disse que aqui no Brasil tinha petróleo. Só falta os corruptos responsáveis por essa lei de abuso de autoridade querer prender o Magistrado e os Promotores da Lava Jato, e outras autoridades sérias. Está faltando pouco, pois essa lei nova de abuso de autoridade um verdadeiro feitiço, que com certeza vai virar contra os feiticeiros. Vai servir para punir quem pactuar com os corruptos e impunidade. Vejamos. Assim seja. Amém, Amém, Amém, Amém, Amém, amém, Amém, Amém, Amém.

    Chega de corruptos e de privilegiados no Poder, seja no Legislativo, Executivo ou Judiciário. Basta de vagabundos e sangue sugas no governo. Acorda presidente e ministros em exercício, Vcs também são ou poderão serem alvo de investigação, cadeia e ou impedimentos. Ninguém está acima da Lei em um regime democrático.

    ResponderExcluir
  9. AGRADECER E POUCO EU SEI , MAS MESMO ASSIM , MUITO OBRIGADO POR VOCES EXISTIREM , E NOS FEZ MAS FORTES ,DIANTE DE TANTA ROUBALHEIRA , E MAU CARATER NA POLITICA ! ESPERAMOS QUE UM DE VOCES SE CANDIDATE , PARA NOS PRESENTEAR, COM COISAS BOAS ! OBRIGADO , DEUS OS ABENCOE HOJE E SEMPRE, AMEM ! E QUE FACA SEU ANJO PROTETOR CAMINHAR JUNTO DE TODOS VOCES , ILUMINANDO E PROTEGENDO, HOJE E SEMPRE, AMEM .....

    ResponderExcluir