O ex-ministro José Dirceu, preso na Operação Lava Jato, pediu ao juiz Sérgio Moro que o coloque em liberdade vitimizando com a idade.
Nesta sexta-feira 21, Dirceu prestou um novo depoimento ao magistrado e negou as acusações de que tenha recebido propina por parte de fornecedores da Petrobras. Moro negou o pedido.
Vitimizando com a idade e filha
No depoimento, Dirceu se vitimizou dizendo que precisava trabalhar para sustentar a família.
Eu tenho mais de 70 anos, tenho uma filha menor, eu preciso trabalhar.
Porque a realidade, o senhor sabe disso, a realidade da minha família toda é de dificuldade financeira.
Eu não estou dizendo isso para o senhor ter piedade de ninguém, porque a responsabilidade é minha pelo que aconteceu.
Eu estou dizendo isso porque são fatos subjetivos, para não passar para opinião pública a ideia de que eu tenho renda, sou rico", afirmou.
José Dirceu tem uma Gorda aposentadoria que sustentaria várias famílias que vivem com menos de um salário minimo no País, e ainda existem aqueles políticos nefastos como [FHC] Fernando Henrique Cardoso que diz que tem que diminuir o salário minimo, assim o salário de qualquer trabalhador não aumentaria também.
Condenado a 20 anos e dez meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, e réu em outra ação penal da Operação Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu aproveitou uma audiência diante de Sergio Moro na Justiça Federal em Curitiba nesta sexta-feira para apelar às emoções do magistrado.
Ao final de sua oitiva, em que negou ter recebido propina de contratos da Apolo Tubulars com a Petrobras e julgou a denúncia do Ministério Público como “completamente inepta”, Dirceu disse que gostaria de fazer colocações finais e afirmou que “gostaria de pleitear o direito que eu considero que eu tenho, de responder esse processo em liberdade”.
Moro lembrou a Dirceu que o processo em que ele tem uma condenação e um mandado de prisão preventiva é outro, sobre recebimento de propinas da Engevix, mas o ex-ministro insistiu.
Não é possível que alguém acredite que eu vou fugir ou obstruir a Justiça ou muito menos que sou uma ameaça à ordem pública na situação em que eu estou, preciso sair para trabalhar para sustentar minha filha que tem seis anos de idade, apelou José Dirceu.
Apesar do pedido, Moro disse que já se posicionou sobre a manutenção da prisão. O senhor tem um advogado competente, que está pleiteando a liberdade para o senhor nas instâncias recursivas, mas o meu posicionamento eu já coloquei nesse caso", respondeu o juiz.
Moro ironizou
"Vou libertar todos os criminosos desse país para que que eles toquem suas vidas".
Dirceu ainda negou que tenha recebido R$ 2,1 milhões em propinas, em um contrato para o fornecimento de tubos para a Petrobras. O contrato é do ano de 2009, quando Dirceu já não ocupava mais nenhum cargo público. "Considero a denúncia completamente inepta. Eu não sei porque que eu estou sendo relacionado com esse contrato, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário